terça-feira, 12 de abril de 2011

Estréia


"Página

Depois de escrever o poema,
os limites da página já não estão
onde foi cortado o papel."

(Joan Brossa)

Finalmente, depois do site registrado por meses, consigo estrear por aqui! Culpa única e exclusiva da monografia!

Esse site será para falar, principalmente, de uma das grandes paixões da minha vida: livros... 

O ‘pipoca’ do endereço (e título) é uma referência aos outros assuntos que abordarei conforme der vontade! E é também uma homenagem à minha irmã, que me chama de Pipoca (e Farofa, Fabíola e por aí vai...).

Minha primeira meta é passar para cá, mais de quatro anos de textos lidos e postados no fotolog http://www.fotolog.com.br/livroseafins/. Espero fazer por ano, e por isso, não devo trazer os comentários sobre os livros... Só mesmo a relação... 

Vou aproveitar para deixar duas observações que já havia feito no fotolog. No segundo texto, eu falava sobre o livro “A menina que roubava livros”.

“Antes de começar o post de hoje, vou avisar que eu detesto críticas literárias... E por quê? Porque me deixam com a sensação de que eu serei influenciada pelo crítico... Porque, de um livro, as pessoas entendem o que querem... Ler é uma experiência muito pessoal... O que eu entendi, serve para mim! Não serve para você... Ou seja, ainda que eu leia um livro e o deteste, leia também. Você pode amá-lo! E ainda mostrar-me um novo ponto de vista... 

Então por que fazer um fotolog para fazer ‘críticas’? Primeiro porque o fotolog serve como um registro do que eu estou lendo... Aqui ficam as minhas impressões e a minha opinião sobre o que eu li. Depois, porque eu espero que sirva de estímulo, para que aqueles que por aqui passarem, também leiam... E o melhor é que essas pessoas ainda podem comentar, podem me dar suas impressões, fazer críticas às minhas ‘críticas’, indicar livros... E por aí vai...” 

“(...) Depois, me encantou o amor que a menina do título (Liesel) tinha pelos livros. Eu sei bem o que é isso... Não é somente gostar de ler, é gostar dos livros... E sentir um prazer ao entrar em uma livraria ou em uma biblioteca. É sentir prazer ao comprar um livro, ainda que eu não tenha mais espaço para guardá-lo em casa. Eu amo livros. Amo o conforto (ou desconforto) que encontro neles. Amo a sensação de terminar de ler mais um livro. Amo a companhia que eles sempre me fizeram. Amo poder contar com eles sempre, e saber que sempre haverá um para me animar, entristecer ou consolar”.

2 comentários:

  1. Fabiana,

    Adorei! Já acompanhava o fotolog e agora com o site ficará melhor. E que homenagem bonita que vc faz a sua irmã!
    Menina querida, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pipoca,

    Parabéns pela iniciativa do site!

    Aguardo novas publicações! =)

    Beijoo.

    ResponderExcluir